quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Tristeza não tem fim...

Convocações repletas de Afonsos, Sóbis e Dudus Cearenses. Um futebol feio, que custava à vencer qualquer amistoso. Entrevistas que batiam recordes de antipatia. E roupas ridículas á beira do gramado.

Assim engatinhava o professor Dunga como técnico da Seleção da CBF, causando ódio, revolta e piadas do comentarista televisivo mais metido à novo João Saldanha de plantão até o mais popular bêbado do botequim.

Pois conquistada a classificação antecipada para a Copa do Mundo, depois, é claro, de vencer a Copa América e a Copa das Confederações, não achemos que o Capitão do Tetra está com essa bola toda. Dunga ainda é e será muito criticado, independentemente das vitórias. E das roupas.



Na verdade não gostamos nem o odiamos. Nós aceitamos o Dunga e seu jeito mal educado, seus volantes e sua mentalidade pragmática, porque somos justos, mas se pudéssemos, perderíamos mais, venceríamos menos até e nos divertiríamos.

Que graça tem ver um jogo da seleção brasileira com três volantes? Como podemos explicar para os gringos que os craques Alex e Diego não se encaixam no perfil do nosso técnico? Como conceber Felipe Mello como dono do meio-campo brasileiro simplesmente porque se adaptou à esse tal perfil do professor?

Temos uma seleção de força assustadora, e que não deve perder essa Copa na África. Temos um goleiro com superpoderes e uma defesa consistente, e que ganha jogos com o eficiente repertório de jogadas de "bola parada".

Mas e daí?

Vencer de qualquer maneira eu quero é com o meu Botafogo, que sustenta meu dia-a-dia de futebol. Com a seleção, quero me divertir, ver os melhores, sorrir com boas jogadas, golaços etc...

Que tomemos mais gols, ué, futebol é assim. Mas vamos pra cima deles!

Me disseram, e acredito nessas pessoas, que não tão antigamente, os brasileiros se acotovelavam na frente da TV para verem grandes exibições do Brasil. Era uma coisa maior!

Pelos dias de hoje, ganhamos da Argentina, surramos o Chile e parece que ainda temos que ser xingados por nosso técnico.

Porque aquele torcedor chato que não deixou Dunga em paz no alambrado do Estádio de Pituaçu representou milhões de brasileiros, mal acostumados com o futebol bonito apresentado em algum dia por esse time de camisa amarela.

3 comentários:

  1. Diego, Alex, Pato, Nilmar, Kléber, Keirrison... nenhum deles está ainda garantido para a Copa. Mas Felipe Melo, Gilberto Silva, Josué, Elano... todos esses vão.

    Cabeças-de-área deveriam ser proibidos de se tornarem técnicos.

    ResponderEliminar
  2. eu diria que esse tal de diego TEM qualidade, Tá jogando uma bola redonda ao lado de felipe melo, mas quando um time encaixa é dificil convencer a mudança. Quanto a grosseria do nosso dunga, esta só dá as caras diante a imprensa e nao diante seu time. Como diria o glorioso neto : o cara sabe montar um treino, observa os erros e corrige quando a coisa fica preta ( a correçao seria na duvida lançar um julio batista e este mandar um bambú no ângulo que ai fica tudo certo)
    essa é a seleçao. Tomara que continue tudo certo até o fim da copa.

    ResponderEliminar
  3. Duas coisas importam... Hoje eh meu aniversário (quase ontem) e eu quero uma atualização aqui... Além disso, quero falar do Imperador e do gol de voleio (eh assim que escreve?) do VAsco... Pode ser ou tá difícil?? Esse espaço influenciava meus debates cotidianos.. E agora? E agora que ele não interfere em nada mais! Não me interessa se o tempo eh curto, dá-se um jeito!
    Aguardo ansiosa!

    ResponderEliminar

Fala tu.