Pois caso se confirme a classificação do Boca Jrs sobre o Defensor nesta quinta na Bombonera, Sebástian e Roman se encontrarão em duelo pelas quartas-de-final da Libertadores.
Dois dos meus preferidos. Representantes legítimos do melhor futebol argentino.
Riquelme encarna o camisa 10 clássico, e por isso algumas comparações injustas com Maradona. De toques rápidos e inteligentes, tem na cabeça toda a estratégia do time. Expressão sempre preocupada, tensa, é um incomodado por natureza. Riquelme quer controlar a bola, o jogo, os companheiros, seu marcador, seu técnico, sua torcida, o árbitro... E às vezes consegue.
Consegue muita coisa. Tricampeão de Libertadores, vestido do papel de protagonista em todas as conquistas. E poderia ter sorte melhor nessa Copa de 2006, quando a Argentina vencia por 1 x 0 a Alemanha e o técnico, um gênio, o tirou para a entrada de Cambiasso, que "marca mais" no meio-campo. A Alemanha empatou o jogo e venceu nos pênaltis. Roman, do banco, só viu.
Maior ídolo da história do Boca Juniors, conseguiu colocar sua torcida contra o Deus Maradona na polêmica mais recente envolvendo seu desligamento da seleção argentina. É uma espécie de Zico politicamente incorreto. Santidade no clube, azarado na seleção, gênio com a pelota nos pés.
Verón tem mais cheiro de meio-campo. Completo nos fundamentos de armação e marcação, enche um time com raça, técnica e vibração. Seu pé é uma arma para chutes indefensáveis e também régua que mede lançamentos inacreditáveis. Um líder com cara de mau.
Nunca me esqueço daquele Brasil x Argentina em 98, quando fui ao Maracanã ver Romário & Ronaldinho. Acabei por ver somente aquele careca da camisa 8 que parecia ter o alvará do Maraca debaixo do braço.
Foi destaque na Europa desfilando seu raro futebol na Inter de Milão, Parma, Lazio, Manchester e outros. Hoje, honra o apelido herdado pelo pai - La Bruja, também craque - jogando pelo time dele, o Estudiantes de la Plata.
Riquelme ou Verón? Torcer pra quem?
Os dois infelizmente vão se aposentar e vão nos deixar com a sensação que poderiam ter feito muito mais.
ResponderEliminarO Riquelme tá aqui se escondendo na América do Sul no seu auge.
O Verón jogava demais, mas parecia sempre que faltava uma vontade a mais. Jogou nada no Manchester United.
Mas acho o Riquelme bem melhor. Acho dois jogadores bem diferentes, difícil de comparar.
Riquelme é o meu preferido. Na minha galeria onde também estão Rivaldo, Alex e Dodô.
ResponderEliminarE Porto, os dois jogam em seus times do coração. São felizes.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAcho que essa é mais difícil que Obina ou Josiel.
ResponderEliminarFico com Riquelme, mas não vou me alongar na discussão porque é capaz de eu mudar meu voto.